Este é um assunto, no mÃnimo, polêmico.
Por um lado, alguns defendem que a aplicação do slider é válida e que a danificação do quadro é um risco a se correr, já que na maioria das vezes, o slider protege a moto, apesar de eventualmente trincar o quadro ou ponto de fixação.
Por outro lado, outros argumentam que não vale a pena correr o risco de danificar o quadro para proteger a carenagem e o motor, pois o quadro é a estrutura principal da moto e sua danificação pode resultar em perda total do veÃculo.
Diante desse dilema de aplicação, fomos desafiados a buscar uma solução técnica para essa controvérsia.
Como parte do nosso trabalho, buscamos e avaliamos diversas opções de sliders no mercado, e a conclusão é que não existe um slider disponÃvel que absorva o impacto inicial da moto no solo com forças que variam de 80 até 1200 kg. Isso é claramente um requisito fundamental para um slider. Afinal, se você instala um slider na sua moto sabendo que ele é o principal ponto de impacto, a maior parte desse impacto deve ser absorvida por esse dispositivo de sacrifÃcio, ao invés de ser transferida para o quadro ou ponto de fixação.
Com o objetivo de resolver esse problema persistente de aplicação, a voXer desenvolveu e patenteou o Slider Block Impact.
Agora, vamos entender um pouco mais sobre essa novidade…
Sabendo que o ponto mais crÃtico da queda, em termos de força aplicada, é o primeiro contato do slider com o solo, a voXer projetou um slider capaz de absorver de 80 até 1200 kg de força, o que é suficiente para uma aplicação segura do slider. Isso é possÃvel devido ao fato de que o sub-conjunto superior do slider funciona de forma independente do sub-conjunto inferior, sem a necessidade de um parafuso de fixação atravessando todo o slider, o que reduz a transferência de força do solo para o quadro. Além disso, foi desenvolvida uma mola robusta em aço inoxidável, devidamente dimensionada, responsável pela absorção do impacto.
Abaixo, as principais caracterÃsticas do nosso slider:
- Mola de aço inoxidável para absorver até 1200 kg de força de impacto;
- A fixação do slider na moto é realizada apenas no sub-conjunto inferior por meio de um prisioneiro de inox, e o sub-conjunto superior opera de forma independente, o que também reduz a transferência de impacto;
- Base de contato do slider com o quadro feita de nylon, proporcionando uma interface mais segura para o quadro ou ponto de fixação da moto;
- Rolamento axial no conjunto superior, tornando giratório o sub-conjunto superior ao receber o impacto, reduzindo os esforços no quadro ou ponto de fixação durante o arraste;
- Corpo principal de alumÃnio aeronáutico e componentes em aço inoxidável.
… a soma dessas caracterÃsticas de projeto resultou no slider block impact detalhado abaixo: